Como já conhecemos parte do universo infantil e de seus interesses na internet, precisamos levantar algumas discussões teóricas que nos tragam reflexões sobre sites, em especial sobre o webjornalismo.
Há algumas semanas, citamos o título de livros relacionados a essa temática. Depois da leitura dos mesmos, conseguimos traçar um perfil das características dessa mídia digital e de como o jornalismo se comporta nesse ambiente.
É claro que em nossa proposta de webjornalismo infantil, tais características precisam ser articuladas com os interesses e necessidades das crianças. Mas é fundamental conhecer mais pesquisas na área, de forma a nos ajudar na construção de um site jornalístico eficiente, que se utilize das ferramentas disponíveis na internet.
A questão da linguagem, formato das informações, valor das imagens, possibilidades hipertextuais e multimídias são pontos que vão nortear nossos trabalhos nos próximos meses, durante a construção do webjornal.
E, ao mesmo tempo, verificaremos como algumas dessas características estão presentes em sites infantis de forma a relacioná-las com o universo infantil que já conhecemos por meio das atividades realizadas no primeiro semestre. Mas também esperamos contar com a ajuda de nossas crianças nessa análise para que possamos observar como o público infantil recebe esses produtos midiáticos, veiculados para ele.
Em meio a todas essas atividades, já estamos dando os passos iniciais para a construção do webjornal. Precisamos ajustar os detalhes técnicos do laboratório e de hospedagem do nosso site e de cronograma com a escola para conseguir realizar mais uma etapa da pesquisa com as crianças ainda em novembro. E assim retomar nosso contato presencial.
sexta-feira, 26 de setembro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário