sexta-feira, 12 de setembro de 2008

A arte das crianças (parte 2)

Nesta semana, retomamos a atividade realizada com as crianças no dia 29 de maio a fim de analisá-la mais detalhadamente e já pontuar algumas características para o nosso webjornal.

Naquele dia, as crianças expressaram por meio de desenhos como seria um site ideal para elas. A princípio, havíamos observado que algumas crianças desenharam sites que costumam visitar como o Google e o Orkut. E que outras elaboraram novas páginas, indicando o que gostariam que os sites tivessem.

Para fundamentar nossa análise, dividimos os desenhos em duas categorias: uma que englobou os desenhos que fizeram uma cópia, muitas vezes muito fiel, de sites já existentes; e outra que apresentou certas interferências infantis, seja em endereços de sites já existentes ou na criação de um novo site, propondo novos formatos e conteúdos.

A configuração da tela e do endereço dos sites está presente nos dois grupos, o que revela a familiaridade das crianças com a estrutura da WWW, já que os seus elementos estão gravados em suas memórias.

A utilização de cores e formas geométricas também caracterizou muitos desenhos. Observamos que as crianças seguiram certos padrões para dispor os elementos nas páginas, como as colunas que trazem as seções e links dos sites.

Em relação aos conteúdos reproduzidos ou solicitados em sites próprios (algumas crianças criaram o endereço do site com seus nomes e, até mesmo, com o nome da turma), verificamos mais uma vez o interesse pelo entretenimento, principalmente por jogos. As ferramentas de interação e pesquisa também são preferências infantis.

Além disso, percebemos a relação que elas estabelecem com outras mídias por meio da internet, principalmente com os ídolos teens da TV, e o fascínio que a multimídia exerce sobre elas, já que elas não se contentam apenas com textos em seus sites. Elas querem vídeos, músicas e fotos. O valor da imagem, especialmente a infantil, revela que elas querem ser representadas nos sites. Tal fato é confirmado pelos fotologs que muitas crianças mantêm atualizados na rede, além de seus perfis no Orkut que visitamos, já que muitas crianças já são amigas da Tia Mayra Ferreira nessa comunidade de relacionamentos virtual.

Dessa forma, as interpretações desses desenhos infantis, somadas com os questionários no qual observamos a relação das crianças com a internet, estão revelando novas características sobre esse universo infantil. Porém, ainda temos muito material a ser investigado para nos mostrar ainda mais interesses desse grupo de crianças da Geração Net. A arte das crianças continua...

Nenhum comentário: