sexta-feira, 30 de maio de 2008

A arte das crianças

Enquanto não podemos ter o contato direto das crianças com o computador e a Internet, avançamos na pesquisa em sala de aula a fim de conhecer a relação que as crianças estabelecem com os sites que visitam.

Pensando no desenho infantil como marca de expressividade e estímulo à criatividade, pedimos que os alunos desenhassem em uma folha em branco um site, indicando com cores ou não, aquilo que eles gostam. Mesmo as crianças que disseram não saber desenhar expressaram por meio de palavras seus interesses em um site.

Entre os desenhos, temos aqueles que fizeram toda a marcação gráfica do site, como a barra de ferramentas e os endereços. Também há as seções dos sites, tendo como foco os assuntos que estariam linkados à página inicial.

Com relação aos assuntos, prevaleceram os jogos infantis. A ferramenta de busca e pesquisa foi lembrada por muitas crianças. Até mesmo, uma desenhou o site do Google. Como já sabemos do interesse pelo Orkut, uma aluna criou um Orkut para crianças, já que o Orkut existente é proibido para menores de 18 anos. O MSN, o blog e o bate-papo também são seções que as crianças consideram importantes em um site infantil.

Músicas, vídeos e fotos também agradam as crianças. As notícias surgiram como links em alguns desenhos. Houve a sugestão de uma janela para escrever uma notícia. A interação com os usuários do site não foi esquecida. Em alguns desenhos, há a seção “Fale Conosco” e “Conheça quem fez o site”.

Observando essa atividade artística infantil, verificamos a diversidade de assuntos que as crianças gostam e como eles estariam representados em um site, de certa forma criados por elas. Confesso que me surpreendi com muitas idéias e com a expressividade dos desenhos infantis. Durante o período de criação, as fotos que tiramos exemplificam a dedicação e o interesse dos alunos pela pesquisa, sem esquecer, é claro, que estávamos nos direcionando para algo da realidade deles.

Depois desse exercício, voltamos nossa atenção para promover a interação da criança–máquina em um laboratório, quem sabe na Unesp. Na próxima semana, confirmaremos essa possibilidade. Que,a princípio, já agradou, e muito, às crianças!

Um comentário:

Anônimo disse...

Mayara, sou a amiga do Romulo, fui ver sua apresentação no intercom, lembra? Tenho visitado o blog, leio todos os post, estou na torcida, acredito muito no seu projeto! Abçs