sexta-feira, 9 de maio de 2008

Debates sobre infância

Nessa semana, estive em São Paulo para participar de eventos de Comunicação. Eles foram importantes para discutir alguns pontos de minha pesquisa e receber contribuições de outros pesquisadores. A participação da criança na mídia digital foi o tema central de minhas apresentações, assim como a defesa da valorização do ponto de vista das crianças.
Os colegas que ouviram minhas reflexões puderam conhecer um pouco do meu trabalho e da proposta de construção do webjornal em colaboração com os interesses das crianças da pesquisa.
Além disso, pude divulgar este blog e espero receber comentários que possam ajudar no debate sobre a interação em um ambiente virtual. Alguns desses colegas disseram que vão indicar o blog para filhos, alunos e professores. Espero que isso aconteça para aumentarmos as discussões sobre o Jornalismo Infantil e sobre as crianças enquanto usuárias críticas de mídia.
Em relação ao papel educativo da mídia, nos debates, concordamos em aliar a educação e a comunicação para promover a reflexão e a ação das crianças também nos produtos de mídia. O papel da ecsola também foi lembrado para que haja uma maior relação das tecnologias, que tanto agradam a nova geração da infância, com os conteúdos escolares.
Assim, esperamos ter contribuído com nossa pesquisa para as discussões sobre infância e mídia digital, além de agradecermos as contribuições e os contatos com os novos colegas também pesquisadores. Nos próximos eventos de Comunicação, talvez possamos nos rever e compartilhar nossos resultados de pesquisa sobre o universo infantil e a mídia em seu cotidiano.

Um comentário:

Anônimo disse...

mayra, fiquei muito feliz em encontrar teu blog, pois estou fazendo TCC em jornalismo infantil e já estava utilizando alguns artigos teus na minha bibliografia, agora, esse blog está me ajudando muito. Para béns pela iniciativa, queria eu ter 1% dessa tua inteligência investigativa!