sexta-feira, 16 de maio de 2008

Um pouco de frustração

Conforme tínhamos combinado, ontem, realizamos (ou melhor, tentamos) nossa primera dinâmica da pesquisa. Com a ajuda de um técnico em informática da Unesp, iríamos verificar os sites que as crianças gostam de visitar e o porquê.

Na semana anterior, já havíamos testado os computadores e a conexão do laboratório de Informática da escola. Ao todo, são 9 computadores para alunos e 1 para o professor, o qual não tenho acesso. Conseguimos conectar os computadores e estava tudo ok!

Como as crianças são em grupo de 34, para esta fase da pesquisa, dividimos a sala em dois grupos, de acordo com a ordem da chamada. Alguns ficaram chateados por terem que esperar mais 15 dias para participarem da dinâmica. Entendemos o porquê...eles pouco fazem atividades no laborário e como já verificamos na primeira fase da pesquisa, eles têm uma relação muito forte com a Internet e gostam de participar de atividades que dizem respeito a isso.

No laboratório, com os computadores ligados, as crianças em duplas começaram a acessar sites. Vale lembrar que não deixamos que eles entrassem no orkut, msn e blogs, embora esse fosse o pedido inicial da maioria. Quase 100% desse grupo entrou em site infantis que têm jogos....o site da Barbie também foi lembrado por 3 meninas.

Pedimos para que eles explicassem a escolha dos sites e nos respondessem o que agradava e faltava nos sites. Em um aquivo do Office, eles digitaram suas respostas. Só para constar que a linguagem adotada foi no estilo abreviado da Internet, como costumam se comunicar....

Mas para nossa surpresa e frustação dos alunos, 5 máquinas não conseguiram completar a conexão...em seguida, as outras também perderam o contato com a rede. Diante desse problema estrutural, interrompemos essa fase da pesquisa, apesar de termos verificado de certa forma alguns sites que agradam as crianças e porque elas prefiram acessá-los.

Para continuar essa fase da pesquisa que permite a navegação exploratória dos alunos, buscaremos alteranativas para conhecer ainda mais a relação e os interesses das crianças na Internet. Entraremos em contato com a escola e com Secretaria de Educação para resolver possíveis problemas de conexão que a rede da escola tenha com o programa Intragov.

No mais, esperamos que as crianças compreendam essa dificuldade e nos ajudem também a ver outras saídas para que a construção de nossa pesquisa continue com entusiasmo!

Nenhum comentário: