sexta-feira, 2 de maio de 2008

As nossas crianças...

Bom, como já adiantei, o texto de hoje apresenta alguns dados sobre as crianças da pesquisa. No questionário, as perguntas tinham a intenção de conhecer um pouco mais as crianças e seu contato com a Internet.
Dos 34 alunos da classe, apenas 2 faltaram à aula no dia em que estive na escola, e, infelizmente, não responderam nossas perguntas. Verifiquei que todos os alunos têm acesso ao computador e apenas um deles assinalou que não tem acesso à Internet. Esses dados confirmam a tese de crianças eletrônicas, termo que usamos para nos direcionar a essa geração que tem contato, quase diário e na própria casa, com os meios eletrônicos, principalmente a TV e o computador.
A grande maioria dos alunos usa o computador diariamente para trabalhos e pesquisas escolares, divertir-se por meio de jogos e conversar com os amigos, via e-mail, MSN e Orkut. Ao questionarmos sobre o que falta na Internet, jogos e informações para crianças foram os itens que mais se destacaram. Isso nos ajuda a pontuar uma lacuna na Internet que nosso webjornal pretende preencher. A segurança também foi lembrada pelas crianças, já que no nosso primeiro encontro destacamos o perigo que a Internet traz, principalmente com a divulgação de fotos das crianças.
O Orkut e o MSN foram mais uma vez lembrados como atividades, das quais a maioria das crianças participa. O dado revela a importância que as crianças dão aos relacionamentos pessoais e sociais, via computador, o que favorece a discussão sobre interação em uma mídia digital e como podemos desenvolver novas ferramentas para promover essa tal interatividade – tão discutida em pesquisas e textos.
Para finalizar, perguntamos o que as crianças acham das informações da Internet. Entre as respostas, destacaram-se: “algumas boas e outras ruins”, “legais e interessantes” e “nem todas são verdadeiras, algumas são mentirosas”. Essas opiniões das crianças contribuem para definirmos o tipo de informação que elas buscam na Internet e o que esperam da mesmas, já que um aluno pontuou o aprendizado como importante a partir dessas informações.
Essa breve descrição de nosso grupo de pesquisa mostra que estamos nos relacionando com crianças antenadas com as tecnologias e que buscam principalmente se relacionar e se divertir em sites na Internet. E, esperamos descobrir um pouco mais sobre os interesses e as opiniões das crianças sobre sites infantis com a próxima etapa da pesquisa. Até lá, uma boa semana a todos!

3 comentários:

Anônimo disse...

OI^^ TUDO BEM??

EU SOU A JULIA UMA DAS ALUNAS DA PESQUISA EU SENTOU NA PRIMEIRA CARTEIRA DA FILA DA JANELA E EU ESTOU GOSTANDO MUITO DOS TEXTOS E ACHO MUITO INTERESSANTE ESSA PESQUISA P/ FORMAR UM SITE DAS CRIANÇAS E ACHO Q ESSA PESQUISA AJUDA A TIRAR AS DUVIDAS Q TEMOS COMO FAZER UM BLOG UM SITE ETC...

ESTA FICANDO SUPER LEGAL NOSSO BLOG


XAU BEJOS ATE QUINTA-FEIRA DIA 29/05/07

Anônimo disse...

ops dia 29/05/08 desculpa

Trepichio disse...

oi sou o thiago um dos alunosda pesquisa,eu sentava la no fundo xD
ta uma blz nosso blog xau