sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Um pouco mais de infância e webjornal

Nesta semana, conseguimos articular todos os estudos, até aqui realizados, sobre as crianças da Geração Net, como denomina o autor Dan Tapscott. Assim, construímos um capítulo de nossa dissertação sobre essa geração da infância que lida com as tecnologias de forma familiar e autônoma.

Essa discussão se soma aos resultados das atividades de pesquisa que efetuamos com nossas crianças de abril a junho do ano passado. Já fizemos alguns apontamentos aqui sobre o perfil de nosso grupo e seus interesses na Internet.

Em duas palavras podemos definir os interesses e expectativas das crianças na mídia digital: diversão e interação. Ou seja, para despertar a atenção das crianças essa mídia precisa fornecer ferramentas que promovam a diversão e a interação, complementando-se, já que essa é a busca infantil na rede.

Como também estamos preocupados com a questão informacional nesse ambiente, esperamos que o webjornalismo infantil seja um espaço novo, no qual as crianças possam se divertir com a prática jornalística, interagindo com os conteúdos e com os outro usuários do site.

No entanto, só poderemos saber se esse objetivo foi alcançado quando finalizarmos nosso webjornal e o mostrarmos para as crianças. Pretendemos que isso seja feito em abril, já que optamos por apresentação uma prévia de nosso trabalho a alguns professores, em nosso exame de qualificação, antes da realização dessa etapa final da pesquisa.

Fomos informados que a escola, na qual realizamos a pesquisa, retoma as atividades na próxima semana, tentaremos entrar em contato com a direção para elaborarmos um novo cronograma e descobrir se nossas crianças permaneceram na mesma classe. Assim, podemos nos organizar melhor e voltar à ativa na finalização do webjornal.

Enquanto isso, continuamos com a articulação de nossos estudos teóricos e exploratórios em sites infantis para a dissertação.

Nenhum comentário: