sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Crianças na ativa

Já deixamos registrado aqui nossa definição de infância digital, ou seja, das crianças que nasceram junto às tecnologias e divertem-se, comunicam-se e aprendem na rede. Ao aprimorar nossos estudos sobre essa nova geração, esperamos traçar um perfil teórico da relação das crianças com a Internet, e, conseqüentemente, com uma nova cultura infantil.

Esses estudos continuam confirmando os resultados da pesquisa que realizamos com nossas crianças no ano passado. Uma geração que adoro Internet, especialmente pelas suas possibilidades interativas.

No entanto, as crianças não cansam de nos surpreender. Embora os meios eletrônicos, TV e computador, sejam seus grandes companheiros e as agradem muito, brinquedos caseiros ainda despertam o interesse infantil.

Em nosso trabalho jornalístico, em uma revista de educação, estamos em contato com o público infantil e percebemos a magia que instrumentos simples, muitas vezes construídos com material reciclado, exercem sobre ele.

Em busca de diversão, alegria e novas experiências, as crianças se mostram crianças por meio de um sorriso ao se deparar com novas atividades, relacionadas ao ambiente escolar ou não.

Incansáveis, elas revelam sua disposição e espontaneidade para se aventurar em um mundo de fantasia, no qual a realidade se faz presente a partir do relacionamento com seus companheiros de idade. E por que não com adultos como nós? Nós também nos divertimos durante esses encontros, que nos permitem aprender quem é a infância dos dias atuais.

Podemos dizer que elas estão em atividade sempre, em espaços reais e virtuais, e, acima de tudo, abertas a novas aventuras e a nos ensinar o que é ser criança.

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