sexta-feira, 17 de outubro de 2008

PARABÉNS!

Nesta semana, comemoramos duas datas muito singulares para nossa sociedade e que, inegavelmente, estão relacionadas a nossa pesquisa. O Dia das Crianças e o Dia dos Professores merecem, portanto, destaque em nossa postagem de hoje.

Em primeiro, o que seria de nossa pesquisa sem as nossas crianças? Afinal, estamos preocupadas com o bem-estar social e informacional de nossa infância. Por isso, muito mais do que brinquedos e festas no Dia das Crianças, esperamos que haja debates e pesquisas em prol da qualidade de vida dos pequenos, que, em muitos casos, são marginalizados e excluídos da participação social.

Como também acreditamos na Comunicação Participativa como forma de estimular o diálogo da mídia com o público infantil, esperamos que novas práticas comunicacionais se somem aos produtos midiáticos para crianças, a fim de que elas tenham um espaço adequado a suas características, interesses e necessidades.

Reconhecer o dia 12 de outubro como o Dia das Crianças é válido, porém, são nas atitudes diárias para com a infância que mostraremos, também a elas, o valor e o potencial que têm para transformar e construir uma sociedade mais solidária.

E, o que falar da importância dos professores para a formação dessas crianças e de nós, adultos? O dia 15 de outubro é apenas uma referência, pois o trabalho diário do professor é digno de reconhecimento e muitos aplausos.

Assistindo, ontem, à reprise da premiação “Professor nota 10”, na TV Cultura, percebi quantos educadores ainda estão estimulados para transmitir o melhor, de forma diferente e criativa, para suas turmas, atuando em sua aprendizagem, não apenas com conteúdos escolares, mas para sua vida.

A esses professores premiados e a todos aqueles empenhados em renascer o valor da educação como formadora, meus agradecimentos e minhas felicitações pela semente de esperança que plantam em nossas crianças e no sistema educacional de nosso país.

Pensando que o jornalismo também tem essa função educativa, esperamos que os profissionais da mídia possam compartilhar dos mesmos ideais que muitos educadores transmitem em seu trabalho cotidiano, dentro e fora da sala de aula. Como a mídia está presente na casa de nossas crianças, é importante que ela também seja uma professora (é verdade que bem diferente dos modelos tradicionais), uma educadora em potencial que leve informações de qualidade e responsabilidade sobre e para a infância.

Em meio a essas comemorações, continuamos na produção de nosso webjornal, articulando as teorias e as análises com nossas percepções sobre o que as crianças esperam e merecem receber em um site jornalístico, construído para elas, já que reconhecemos seu papel educativo.

Por fim, registramos nossos PARABÉNS às crianças e aos professores, na esperança de que, na repetição dessas datas, haja mais motivos para comemorar com mais notas 10 para todos que se voltam para a infância e para a formação de nossa sociedade.

Nenhum comentário: