sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Educação, diálogo e interação: reflexões

Em meio aos estudos e análises sobre a infância e a mídia infantil, em especial na internet, entramos em contato com a educação em ambiente virtual. Já deixamos claro que acreditamos no potencial educativo do jornalismo, por isso, é importante conhecer as estratégias que os sistemas educativos devem adotar para que o processo de ensino-aprendizagem, via tecnologias digitais, também seja eficiente.

São muitas as discussões que envolvem a educação à distância e não nos cabe aqui entrar nesse debate, porém reconhecemos a importância desse novo modelo de educação na formação de novos estudantes e profissionais, que se apresentam com novos perfis.

Como já conhecemos um pouco do perfil da nova infância, a da Geração Net, o contato com essa educação se faz presente, mesmo que de forma informal. No entanto, é importante que haja uma instrução dos usuários para que a utilização desse sistema realmente contribua com conteúdos de qualidade, além de instigar a participação dos educadores e educandos, uma vez que a educação é um processo dialógico.

Em nossos estudos, estamos na defesa desse diálogo para uma comunicação efetiva da criança com os produtores de uma mídia digital para a infância. É claro que as possibilidades são muitas no ambiente virtual, mas não devemos perder o foco na interação entre os usuários, de forma a contribuir para a troca de informações e construção coletiva do conhecimento.

Ao pensarmos no webjornal infantil com seu papel informativo e interativo, damos apenas um passo diante das possibilidades que o ambiente virtual nos oferece. Porém, precisamos de mais estudos e testes para investigar a eficiência das propostas educativas, comunicativas e tecnológicas das mídias digitais. Esse é o grande desafio que o atual cenário nos propõe e devemos refletir sobre...

Em relação ao andamento teórico-prático de nossa dissertação, na próxima semana, agendaremos nossa ida à Diretoria de Ensino para buscar o parecer ao nosso projeto e, assim, dar continuidade à pesquisa com as nossas crianças.

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