sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Momento de troca

Como convidada para ministrar uma palestra sobre indústria cultural para uma turma de Jornalismo, não poderia deixar de relatar nossa experiência com o público infantil. As crianças enquanto público-alvo de produtos midiáticos despertou a atenção e a discussão em parte da aula.

Os futuros jornalistas se surpreenderam quando relatei a experiência com as crianças no laboratório da Unesp. A idéia de um Orkut infantil também recebeu adeptos, já que alguns alunos não sabiam que o Orkut era proibido para menores de 18 anos. Outros alunos acrescentaram ao debate alguns comentários sobre os pequenos de suas famílias e como eles estão inseridos nas novas tecnologias, especialmente em produtos que não são totalmente direcionados a eles, como o Orkut e o MSN.

O desafio lançado a esses alunos foi pensar em propostas de mídias que estejam efetivamente condizentes com o público infantil. Na sala de aula, há alunos interessados nessa temática. Espero, de certa forma, que nossas discussões iniciais possam contribuir para futuros projetos e, quem sabe, até para a prática profissional desses comunicadores e jornalistas.

Além disso, nesta semana, estreitamos nosso contato com uma professora do Mestrado em TV Digital da Unesp. A disciplina que ela ministrará neste semestre “Educação em Ambiente Virtual” pode contribuir com nossos estudos e com a formulação de nosso webjornal experimental.

Nas próximas semanas, começaremos os estudos em relação à proposta da disciplina e acreditamos que as informações a serem compartilhadas na sala de aula, presencial e virtual, vão instigar ainda mais nossa pesquisa e de nossas colegas de classe.

Nenhum comentário: