sexta-feira, 20 de junho de 2008

Um dia especial!

As crianças esperavam ansiosamente a manhã de ontem. Na sala de aula, não viam a hora que o ônibus chegasse e que pudessem ter uma manhã muito divertida. A ida à Unesp era uma verdadeira excursão, com direito a lanches, músicas e brincadeiras no ônibus.

No caminho, explicamos que iríamos direto ao laboratório e não poderíamos conhecer toda a Unesp, porque o ônibus não podia nos esperar e, na escola, ainda teriam as duas últimas aulas.

Assim que chegamos à Unesp, pudemos ver olhos brilhando e sentir uma alegria que, sem dúvida alguma, nos contagiou.

Durante a caminhada até o laboratório, eles se encantavam com a Unesp. Alguns olhares de universitários tinham aquela pergunta: o que essas crianças estão fazendo aqui? Afinal, não é sempre que vemos 34 crianças uniformizadas em grupo andando pelo campus.

Já no laboratório, aquele corre-corre para escolher um computador. A responsável pelo local já tinha organizado e conectado todos os computadores. Acredito que ela nunca viu aquele laboratório tão lotado.

Apesar da exaltação infantil, elas ouviram todas as orientações da atividade e escolheram um site que gostam para navegar. Vibraram muito quando autorizamos a entrada no Orkut. É impressionante como esse site de relacionamento agrada essas crianças.

E para entrar nesse clima, criamos um perfil no Orkut para aumentar nosso nível de interação com elas. Tia Mayra Ferreira é nosso nome nesse site. Alguns já nos adicionaram. A partir de agora, temos mais um canal de comunicação para nos auxiliar a trocar idéias sobre a pesquisa.

Voltando para a livre navegação na Internet, percebemos que as crianças estão mais do que à vontade frente a essa tecnologia. Conhecem muitos caminhos e possibilidades na rede.

Para que registrássemos essa experiência, além das fotos, pedimos que eles respondessem um breve questionário sobre seu contato com o site escolhido. O que gosta, o que não gosta, o que faz no site foram algumas das questões respondidas.

Ainda não tivemos o acesso às respostas, já que a responsável e o supervisor do laboratório vão organizar a pasta com os questionários e baixar o histórico de navegação das crianças. Assim que tivermos essas informações em mãos, registraremos aqui alguns dados.

Quando avisamos que nosso tempo acabou, elas não gostaram. Se pudessem queriam passar a manhã toda na frente do computador. Mas como era hora do intervalo, seguindo o horário escolar delas, a cantina da Unesp foi nossa próxima parada.

É claro que a dona da cantina e os universitários, que lá estavam, estranharam aquelas crianças escolhendo lanches, sentando nas mesas. Já para elas, o momento era novidade e queriam aproveitar cada instante.

Depois do lanche, retornamos ao ônibus. O caminho de volta foi pura alegria. Jamais esqueceremos os sorrisos e agradecimentos das crianças quando chegamos à escola. Quem sabe no próximo semestre não repetimos a experiência com um tempo maior para que possamos apresentar outros locais da Unesp a elas. Acreditamos que irão adorar. Mas deixamos a idéia no ar...

Aproveitamos para agradecer a paciência e ajuda da professora de Língua Portuguesa e do Murillo, o técnico de informática da pesquisa, que nos acompanharam no passeio. Também agradecemos a técnica e o supervisor do laboratório da Unesp pelo trabalho que tiveram para organizar essa atividade.

Agora, nosso próximo e último encontro será na sala de aula na quinta-feira, dia 26. Esperamos encontrar as crianças com a mesma empolgação...

Nenhum comentário: