sexta-feira, 13 de março de 2009

O comunicador e as tecnologias

Em meio às discussões teóricas sobre o cenário digital, em sala de aula, relembramos alguns conceitos já estudados para nossa pesquisa: ciberespaço, cibercultura, hipertexto e interação. Além disso, também enfatizamos a relação homem-máquina a partir de sua interdependência, extensão e também interações.

Mas o foco maior é o papel da comunicação nesse contexto. Como estudamos Comunicação, e somos comunicadores, temos que relacionar nossa profissão e atuação com as possibilidades comunicativas das mídias, em especial das novas mídias que trazem tecnologias, a princípio, para aprimorar e facilitar o processo comunicativo.

Ao se adaptar aos novos meios de Comunicação, não se pode perder a essência da Comunicação, que é a de tornar comum, seja uma informação, um conhecimento ou um produto. Por isso, a reflexão sobre como agir e com quais mecanismos, é fundamental para que o comunicador possa conhecer seu público e, assim, satisfazer seus interesses e necessidades.

Em nossa pesquisa, seguimos essa percepção. Tentamos desvendar quem são nossas crianças e sua relação com a Internet. E a partir disso, pensamos em nosso produto, o webjornal experimental.

E sobre ele, conversams com nosso técnico sobre os problemas que enfrentamos e, nas próximas semanas, tentaremos resolvê-los com um pouco mais de calma! Já nossas crianças retomaram as atividades escolares, mas só as visitaremos quando tivermos certeza de que o webjornal tem condições técnicas de ser veiculado. Cabe aguardar!

Nenhum comentário: