sexta-feira, 20 de março de 2009

Nosso hipertexto

Ao trabalhar com a produção textual no ciberespaço, deparamo-nos com o conceito de hipertexto. Esse novo texto, produzido em ambiente virtual, forma-se como uma rede, na qual nós se interligam, já que um texto pode remeter a outro de modo sucessivo.

Se navegarmos em um site, perceberemos como as informações se articulam e como se apresentam links que, ao serem seguidos, direcionam-nos para outros textos, de forma a complementar aquela informação inicial e nos apresentar um novo ângulo, foco, ponto de vista.

Nessas interligações não há apenas texto verbal, o não-verbal também é permitido. Imagens, fixas e em movimento, sons e vídeos estão presentes. São vários os autores que se direcionam para o estudo do hipertexto, tanto na área de Comunicação quanto na lingüística.

Tendo contato com essas discussões e debatendo o assunto com os alunos, reconhecemos esse potencial hipertextual e sua validade para a construção coletiva do conhecimento.

Assim, é inegável que tanto o nosso trabalho teórico quanto a produção do webjornal se comportarão de modo hipertextual.

Nenhum comentário: