sexta-feira, 4 de julho de 2008

Um pouco de nossos sites infantis

Como já nos encontramos em “férias” e o período será dedicado à análise dos resultados já obtidos com a pesquisa com as crianças, definimos nossa primeira tarefa: identificar os sites que as crianças visitaram em seu passeio pela Unesp.

Com a ajuda do supervisor do laboratório, temos em mãos o histórico de navegação das crianças e também aproximadamente o tempo em que ficaram “brincando” nos sites. Apesar de termos toda a marcação técnica, como velocidade e capacidade de cada computador em cada site, vamos nos dedicar ao que indica o que agrada os alunos na Internet, ou seja, o que o endereço dos sites revela.

Comecemos nosso trabalho com os 100 sites mais acessados. Em um primeiro momento, temos que confessar que não conhecíamos muitos desses sites. Mas só pelo endereço do site, sem navegar neles, percebemos que prevalecem os sites de jogos. São 31 endereços que se referem diretamente a jogos.

Entre eles, o site Habbo foi muito visitado pelas meninas. Ao observamos esse site, durante a navegação das alunas, verificamos que nele há bastante interação, já que são as usuárias que escolhem todas as características de sua personagem para poder brincar, passear pelos ambientes do site. Por isso, ficamos com vontade de participar da atividade também...

Voltando para os números, o Orkut e o Msn, como já observamos, também estão entre os mais visitados. Como o Windows Live Messenger é bloqueado no laboratório, as crianças descobriram alternativas para fazer uso dessa ferramenta, como o site meebo. Os sites de busca, principalmente o google, destacam-se. Há ainda muitos sites de imagens, principalmente do google.

Um site que nos chamou a atenção, nesse top 100, foi o gostodeler, o que indica que as crianças não buscam apenas se divertir na Internet. Alguns sites sobre televisão, novela e famosos estão nessa lista, reforçando o interesse infantil pelos meios de comunicação.
Assim, mesmo sendo um pouco precipitados, sabemos que estamos na direção certa com a intenção de construir um jornal para crianças na Internet.

Nas próximas análises, esperamos obter mais dados que reforcem nossa observação e nos ajude a delimitar os sites infantis que serão analisados para identificarmos sua relação com as crianças e os conteúdos presentes. Ou, até mesmo, resultados que nos façam mudar de direção para estarmos mais próximos dos interesses infantis.

Às crianças que passarem por aqui durante as férias, esperamos que estejam se divertindo...e, quem sabe, conhecendo novos sites infantis. Aguardo os comentários e recados em nosso Orkut Tia Mayra Ferreira.

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá Mayra,

estou concluindo o curso de jornalismo na UFBa, e meu trabalho final do curso será um site de notícias para crianças. Encontrei seu blog, e vou dar uma lida nos arquivos.
Estou construindo um blog também... ara tecer comentários sobre outros sites, o que irá me ajudar a construir o meu.
O endereço é jornalismopraguri.wordpress.com

Vamos nos falando! :)

Mayra Ferreira disse...

Olá Fernanda,
Fico contente em saber que o jornalismo para crianças está ganhando com novas produções.
Vou conferir seu blog também!!
Beijos