sexta-feira, 11 de julho de 2008

Novas discussões

Nesta semana, um novo livro complementou nossas indagações sobre a relação da tecnologia com a educação. “Educação e Tecnologias: o novo ritmo da informação”, de Vani Moreira Keski, traz uma discussão interessante sobre o uso das tecnologias com fins educacionais.

Ao entendermos o panorama, no qual se estabelece essa relação, pudemos verificar como as tecnologias não podem ser ignoradas na educação, já que há necessidade de se educarem as pessoas, as crianças inclusive, para o uso adequado de qualquer tecnologia.

Associando essa problemática com o universo infantil, percebemos que é fundamental que as tecnologias tenham um papel educativo, porque as crianças, como já estamos observando com nosso grupo de pesquisa, estão familiarizadas com as tecnologias, especialmente com a Internet.

Temos que deixar claro também que quando falamos de educação e tecnologia não relacionamos apenas ao papel da escola, mas ao papel da família, de empresas, do Governo e dos veículos de Comunicação, que podem promover o acesso e uso das tecnologias.

Já observamos que na realidade da escola de nossa pesquisa, embora haja a possibilidade de acesso com a sala de informática, os computadores não podem ser utilizados da forma como alunos e professores esperam. Resolver esse problema em particular ainda é uma meta de nossa pesquisa.

Como nossa proposta principal é elaborar um webjornal, não vamos esquecer que, de certa forma, ele deverá ter um papel educativo, porque sabemos que ele pode atuar na formação dessas crianças ao lidar com informações que as interessam. E, para isso, contamos com a colaboração de nossas crianças.

A relação das tecnologias com a educação rende muito mais discussão. Essa é uma breve exposição para que possamos aprofundar nosso debate, não só na dissertação, mas ao longo de nossa atuação profissional e cidadã, especialmente preocupadas com a formação da nova geração da infância.

Que novos debates possam surgir...

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