sexta-feira, 3 de julho de 2009

Um pouco de Educação

Nesta semana, pudemos expor parte de nossa reflexão sobre a infância digital e apresentar alguns apontamentos sobre a relação das crianças com as tecnologias em um Congresso Brasileiro de Educação.

A interface entre essa área de conhecimento com a Comunicação, nosso campo de pesquisa, tem crescido e acrescentado, e muito, tanto na prática educativa quanto comunicativa.

Durante os debates e apresentações, vivenciamos o papel do professor em sala de aula e conhecemos um pouco de suas motivações e "frustrações". O uso das tecnologias na Educação, em especial a EaD, foi palco de encontros entre professores da Educação Básica, universitários e pesquisadores. O importante é que todos estão preocupados em como as tecnologias podem ser aliadas ao processo de ensino-aprendizagem.

Nossa pesquisa de certa forma mostra uma realidade que muitos educadores presenciam em suas turmas. Alunos interessados em tecnologias, mas ainda há empecilhos ao uso delas na própria escola. Uma pesquisadora até comentou que o problema hoje não é mais a falta de infraestrutura, mas uma certa insegurança dos professores e direção em abraçar essa nova ferramenta para o ensino.

Acreditamos no enriquecimento teórico e prático em eventos como esse para aprimorarmos as discussões sobre o universo fascinante da Educação.

Vale um parêntesis para um comentário sobre o minicurso que frequentamos: "Desenvolvimento de hipermídia na educação". Com ele, pudemos vislumbrar novas possiblidades para o ensino de forma multimídia, além de reportar a elementos de nosso webjornal.

Nenhum comentário: